
O Vilarejo de Stanforf Valley é conhecido pelo ar bucólico de seus moradores. Um lugar outrora calmo, que se viu tomado de terror pela tal profecia. Mary Ann Saintclaire estava adormecida. E durante as 1 decada de adormecimento os jovens pararam de desaparecer. Mas novamente a passagem da lua cheia chegava e com ela, o temor dos moradores. E para piorar a presença daquela universidade trazendo ainda mais jovens tornava tudo extremamente confuso.
A universidade é dotada de residências no estilo república. Casas para 4 alunos. Dois quartos, duas camas em cada um, banheiro, cozinha, sala, e escritório de estudo. A Lanchonete fica aberta apenas durante a semana, fim de semana, é por conta e risco dos alunos. Ou seja, deverão ir ao menos duas vezes ao mês no vilarejo para comprar mantimentos. Não é permitida a permanência de garotos nos dormitórios femininos após as 23h. O mesmo para as meninas.
Não é permitido na universidade o movimento de carros. Primeiro pq se trata de uma área florestal, segundo porque o acesso entre a Vila e a Universidade se faz pela ponte que liga ambas no precipício. É uma ponte antiga e ninguém quer correr o risco de um acidente. Para transporte a reitoria disponibiliza bicicletas para que os alunos possam ir até o vilarejo.

Os maiores acontecimentos festivos em Stanford Valley são as festas da Colheita da Abóbora, a de Saint Patrick, a de Saint German e algumas feiras realizadas pela Universidade. As feiras da Universidade nem sempre são bem vistas, devido à quantidade de alunos de fora que estão chegando ao vilarejo. Há também a Quermesse do Padre Giuseppe.
